O que é CRM?
O Customer Relationship Management (CRM) pode ser definido de muitas maneiras, dependendo do que um indivíduo pretende alcançar. Para alguns, é a estratégia para identificar, entender, gerenciar e atender às necessidades de negócios de seus clientes potenciais e existentes. Para outros, é um sistema que:
- Ajuda a capturar todas as informações necessárias para fornecer uma visão de 360 graus dos interesses e preferências dos clientes.
- Fornece várias opções para gerenciar os processos de vendas e marketing e para interagir e interagir com os clientes regularmente.
Em ambas as formas, um sistema de CRM ajuda uma empresa a fortalecer e construir um relacionamento de longo prazo com seus clientes. Confira o guia de implementação do CRM para obter o passo
a passo do processo para configurar sua conta do CRM.
Por que as empresas precisam de um CRM?
Imagine que você caminha até o seu restaurante favorito, 'Home Made Wraps', que você visita com frequência, e é recebido pelo proprietário com um grande sorriso! Ele acena para você e gesticula para que você se sente e informa que seu pedido está a 5 minutos de distância. Mas, espere um minuto, quando você fez um pedido? Bem, Roger se lembra do que você gosta: seu coquetel feito sob encomenda e os salgados favoritos para acompanhá-lo. Você pensa, é apenas o seu pedido que ele lembra porque você visitou na semana passada. Mas, ele faz isso com quase cada segundo cliente que entra em seu restaurante. Incrível, não é mesmo? Lembrar a preferência de cada visitante é um feito e tanto, porque às vezes pode levar anos para entender suas necessidades e se familiarizar com isso.
Mas é diferente com Roger Philips, o dono da 'Home Made Wraps', ele leva a satisfação e o engajamento do cliente muito a sério. Para ele e sua equipe, o cliente é o rei e eles sabem ir além para entender o pulso de cada cliente e, assim, construir um bom relacionamento com ele. Eles acompanham as preferências de cada cliente, seus pedidos personalizados, chefs preferidos e, em casos não tão raros, suas restrições de dieta também!
Seu trabalho não termina aqui. Ele precisa estar por dentro de várias outras transações, como compra de matéria-prima, gastos mensais, crescimento anual e acompanhamento de lucros também. Ele deve acompanhar e valorizar cada venda que faz, para que seu relatório anual não perca detalhes importantes. Ao mesmo tempo, ele deve se certificar de que toda a sua equipe esteja ciente dos processos de negócios e os acompanhe sem qualquer desvio.
O gerenciamento de todos os aspectos do negócio pode ser facilitado com um sistema de CRM robusto. Ele deve entender prontamente o negócio, uni-lo com os funcionários e clientes e capturar as informações do negócio de modo que se tenha uma visão holística de cada cliente em tempo real.
Benefícios de ter um sistema de CRM
Um sistema de CRM ideal deve ser multifacetado que forneça:
Acesso ininterrupto aos dados do cliente - Entendemos que respostas rápidas e soluções imediatas ajudam muito na construção de um relacionamento duradouro. Assim, as informações do seu cliente são armazenadas com segurança em uma plataforma baseada em nuvem e suas equipes podem se conectar com os clientes de qualquer lugar em tempo real.
Trazer coordenação interdepartamental - Outra vantagem de ter dados na nuvem é que eles podem ser compartilhados entre as equipes. Você pode criar tarefas centradas no cliente e atribuí-las aos membros relevantes de sua equipe. Isso garantirá que cada vendedor tenha um papel definido e objetivos claros, ninguém fique de fora ou executando o mesmo conjunto de tarefas e nenhuma oportunidade de vendas seja ignorada.
Simplifique diferentes processos - O CRM vem com uma ampla gama de recursos que podem ajudar a aumentar a capacidade da equipe de vendas de fechar mais negócios, auxiliar a equipe de marketing na aquisição de mais leads, tornar mais fácil para as equipes de suporte resolverem tickets mais rapidamente; tudo ao mesmo tempo.
Participe proativamente da jornada dos clientes - O CRM irá ajudá-lo a criar marcos e lembrá-lo de eventos importantes com os clientes. Você também pode obter insights sobre as preferências e requisitos do cliente que, por sua vez, ajudarão a equipe de vendas a organizar suas estratégias para um engajamento melhor e mais rápido do cliente. No geral, pode ajudar muito a aumentar a retenção e mitigar o churn.
Tome decisões inteligentes - Um cliente se sente valorizado quando a equipe de vendas se lembra de suas necessidades e lhe dá soluções rapidamente. O CRM pode ajudá-lo a obter insights, antecipar possíveis resultados, recomendar escolhas e até sugerir o próximo curso de ação com os clientes, tomando dicas de interações e dados anteriores.
Principais funcionalidades do Zoho CRM
Depois de adotar o CRM para o seu negócio, o ideal é que você o modifique de acordo com suas necessidades e não o contrário. O Zoho CRM é flexível o suficiente para acomodar seu processo de negócios e permitir que você o replique on-line. Uma vez que, cada negócio é único, permitimos que você construa o CRM de acordo com suas necessidades usando os recursos de personalização.
Um dia ideal de um representante seria - entrar no escritório, acender o laptop e começar com as tarefas de rotina. O CRM pode automatizar algumas dessas tarefas repetitivas e economizar tempo para outras atividades importantes. Com alguns recursos de automação fáceis de configurar, os processos de vendas podem ser simplificados e eficientes. Sente-se e planeje sua próxima mudança de negócios enquanto o CRM continua a trabalhar para você.
A comunicação atingiu um nível totalmente novo e, com o Zoho CRM, você pode colocar tudo sob o mesmo teto. Seja e-mail, telefonemas, chat ao vivo ou canais de mídia social como Facebook, Twitter, todas as suas interações podem ser acessadas de um só lugar. Seus clientes e prospects têm sua presença em vários canais para garantir que sua empresa não seja deixada para trás e dê passos junto com eles.
Quando você tem tanto o que fazer, não pode perder tempo procurando os detalhes do seu cliente em diferentes lugares. Tê-los todos em um único lugar, isso é apenas um clique de distância economizar muito tempo. Você pode acompanhar o histórico de compras de um cliente, fazer anotações, visualizar conversas anteriores e verificar e-mails relacionados simultaneamente. A visualização contextual permite que você venda produtos de forma cruzada e elimine o tempo gasto na coleta de detalhes de diferentes fontes.
Certas soluções de software podem ser usadas para executar funções específicas e você não precisa abandoná-las para usar o sistema CRM. Com nossa série de recursos centrados no desenvolvedor - APIs, SDKs, Funções, Widgets e muito mais, você pode trazer seu software para o CRM e gerenciar tudo de um só lugar.