Em configurações de conformidade, você precisa primeiro ativar as configurações de conformidade com o GDPR se ele se aplicar à sua empresa. Os usuários com a permissão de perfil Gerenciar Configurações de Conformidade podem habilitar e exibir os recursos disponíveis em Configuração > Usuários e Controle > Configurações de Conformidade.
Para ativar as opções de conformidade com o GDPR
O princípio fundamental para o tratamento de dados pessoais é que os dados devem ser tratados de forma lícita e transparente. A LGPD define seis bases legais para o processamento de dados. É importante entender todas elas, pois nenhuma base legal é melhor do que as outras. A escolha da base mais adequada depende da finalidade do processamento de dados e dos requisitos do seu negócio.
Por padrão, todos os registros nos módulos Leads, Contatos e Fornecedores terão a Base de Processamento de Dados definida como Não Aplicável quando você habilitar o GDPR em Configurações de Configuração > Usuários e Controle > Conformidade. Uma vez que isso esteja habilitado, cada registro terá uma seção de Privacidade de Dados com os detalhes da base de processamento de dados. Você pode alterar isso com base em sua discrição e casos de negócios.
Depois que o GDPR for ativado em sua conta do Zoho CRM, cada registro terá uma seção de Privacidade de Dados onde os detalhes da base de processamento de dados estarão disponíveis. Se o Consentimento for a base legal, as opções para enviar um formulário de consentimento e atualizar os detalhes do consentimento manualmente também estarão disponíveis. Um novo campo chamado Origem na página de detalhes do registro também estará disponível, que armazenará as fontes de dados como formulários da Web, APIs, Integrações, etc.
Qualquer usuário que tenha permissão para visualizar o registro poderá visualizar e editar a seção Base de Processamento de Dados. Se você usa portais e a base de processamento de dados é Consentimento, as pessoas que têm acesso ao portal, poderão ver a seção Privacidade de Dados. Eles podem atualizar seus detalhes de consentimento.
Se sua empresa estiver executando no Zoho CRM, você poderá processar dados com base em qualquer uma das bases legais mencionadas anteriormente. O consentimento requer uma ação deliberada para optar pelo assunto. Por conseguinte, é obrigatório que o responsável pelo tratamento mantenha um sistema de gestão de consentimento adequado para obter o consentimento dos titulares dos dados.
O sistema de gerenciamento de consentimento do Zoho CRM ajuda você a obter o consentimento de seus clientes potenciais e clientes.
O gerenciamento de consentimento no Zoho CRM tem as seguintes opções.
Você pode alterar a base legal de processamento de dados das seguintes maneiras:
Use o campo Base de Processamento de Dados para definir os critérios.
Você pode visualizar os detalhes da Base de Processamento de Dados escolhida para um determinado titular de dados. Além disso, quaisquer alterações que ocorram nesta seção serão registradas no histórico, cronologicamente.
Por exemplo, para enviar e-mails relacionados a marketing para seus clientes, você precisa do consentimento deles. Assim, você envia um formulário de consentimento por e-mail e, quando ele é enviado, os detalhes de consentimento são atualizados automaticamente em sua conta CRM e podem ser visualizados na seção Detalhes. O histórico exibe a lista de ações realizadas em um registro referente à base de processamento de dados, desde a criação de um registro.
Para exibir detalhes e histórico
Vá para Configuração > Usuários e Controle > Configurações de Conformidade > Visão Geral, para exibir o painel que fornece os seguintes detalhes: