Mapeamento de domínio personalizado — Visão geral
Quando uma empresa se comercializa sob uma marca específica, mas executa suas operações em várias soluções de terceiros de vários fornecedores, essa desconexão representa um desafio, muitas vezes do ponto de vista de marketing e credibilidade. Embora esses vários sistemas de terceiros possam ser eficientes, o fato de que eles não se alinham com o domínio principal da organização e parecem ser entidades diferentes completamente pode afetar a reputação da marca e causar complicações para o marketing.
Do ponto de vista das operações internas, a organização pode descobrir que seus usuários não se sentem próximos da marca, o que, por sua vez, pode afetar as taxas de adoção de produtos. Do ponto de vista dos clientes, o redirecionamento para um portal de marca diferente pode desencorajar os clientes a continuarem seus relacionamentos com sua marca, devido a preocupações com a credibilidade.
Por exemplo, suponha que a Zylker Travels comercialize seus serviços em seu site www.zylkertravels.com mas use um fornecedor diferente, digamos nosso Zoho CRM para otimização de vendas e portal do cliente. Assim, enquanto o site, blogs e boletins informativos da Zylker estão hospedados no ZylkerTravels.com, seus clientes e agentes de viagens são redirecionados para o "Zoho", um portal de terceiros visivelmente diferente quando tentam fazer login para acompanhar suas solicitações de viagem.
Portanto, como uma solução para essa desconexão em nomes de marca, os fornecedores de software geralmente habilitam o mapeamento de domínio personalizado em seus aplicativos para permitir que os usuários usem seu próprio nome de domínio para os serviços comprados deles. Uma vez que uma organização renomeia as soluções de seus fornecedores terceirizados como suas, elas obtêm o melhor dos dois mundos – que é a eficiência do sistema dos fornecedores, empacotado e servido sob sua própria marca.
Essa solução de mapeamento de domínio personalizada está disponível no Zoho CRM. Com o recurso de mapeamento de domínio personalizado no Zoho CRM, você é capaz de
- renomear seu sistema de CRM em alinhamento com o nome de domínio do seu negócio
- aumente a credibilidade de sua marca entre os clientes e promova a adoção do CRM entre seus usuários usando seu próprio nome de domínio em vez do nome da marca Zoho.
- Minimize os desafios relacionados à credibilidade evitando mencionar nomes de fornecedores de terceiros em seus aplicativos de negócios essenciais.
Exemplos de mapeamento de domínio personalizado
Como funciona
O mapeamento de domínio personalizado no Zoho CRM está disponível para os seguintes ambientes.
- A configuração de produção ao vivo (CRM)
- A configuração do banco de testes (Sandbox)
- Portal do cliente
Agora vamos ver como configurar seu mapeamento de domínio personalizado para sua conta. Este é um processo de 3 etapas.
- Escolha a conta
- Adicionar domínio
- Vincular e verificar.
Primeiro, vá para Configuração > Detalhes Gerais > da Empresa > Mapeamento de Domínio.
Passo 1: Escolha o ambiente desejado
Você pode optar por mapear domínios personalizados para todos esses ambientes ou apenas para os selecionados.
Etapa 2: Adicionar domínio
Esta é uma etapa fundamental neste processo de configuração.
Nesta etapa, você precisa executar duas ações simultaneamente: uma no CRM e outra na página Gerenciamento de DNS no site do provedor de domínio. Essas duas ações são necessárias para conectar os serviços e criar um link.
- Ação 1: Mapeie seu domínio com o Zoho CRM em seu registro DNS.
- Ação 2: Fornecer a URL do domínio em uma estrutura: subdomain.domain.com.
Observe que essas duas ações são necessárias e precisam ser executadas uma após a outra para concluir a adição do domínio.
Ação 1: Mapeie seu domínio com o Zoho CRM em seu registro DNS.
Aqui, você precisa mapear seu domínio com o Zoho CRM na página de gerenciamento de domínio do fornecedor. Por exemplo, se você estiver redefinindo a marca do seu CRM para o seu departamento de vendas e desejar ter "Vendas" como seu subdomínio, será necessário fornecer alguns detalhes, conforme mencionado nesta etapa. Acesse o site do seu provedor de domínio (os provedores de domínio variam para cada usuário) e faça o seguinte:
- Criar tipo CNAME
- Forneça o nome do subdomínio.
- Forneça Destino ou "Ponto para valor" conforme crm.cs.zohohost.com
- Clique em Salvar.
Ação 2: Fornecer a URL do domínio em uma estrutura: subdomain.domain.com.
Para adicionar seu domínio no Zoho CRM, você precisa fornecer a URL do domínio na estrutura: <subdomain.domain.com>.
Por exemplo, no caso de crm.zoho.com, "crm" é um subdomínio ou uma classificação do domínio pai chamado "Zoho". Agora, no lugar de crm.zoho.com, você pode optar por ter uma URL própria. Digamos, sales.zylker.com — uma URL desejada para seu aplicativo de CRM.

Nota:
As alterações após adicionar/atualizar as entradas (adicionando registro CName ou atualizando registro existente) na página de gerenciamento DNS geralmente levam alguns minutos para que o domínio seja propagado pelos servidores (com base em provedores DNS). Até lá, um erro de que o nome de domínio como inválido será exibido, porque a partir do final do aplicativo, não temos a retenção para validar que o domínio está sendo propagado. Por favor, considere este tempo de espera conforme necessário.
Etapa 3: vincular e verificar
Depois de adicionar o domínio em sua organização do CRM, é hora de verificar para garantir a segurança na conexão. Para verificar e concluir a configuração, você precisa executar duas ações:
— Ação 1: Na página Gerenciamento de DNS, vincule o nome e o valor TXT do CRM
— Ação 2: No CRM, verifique o mapeamento.
Ação 1: Na página Gerenciamento de DNS, vincule o nome e o valor TXT do CRM
Acesse o site do seu provedor de domínio (os provedores de domínio variam para cada usuário) e faça o seguinte:
- Crie o tipo TXT.
- Copie o Nome TXT, que é um código alfanumérico, do CRM e insira-o aqui.
- Forneça o valor TXT como crm.cs.zohohost.com
Ação 2: No CRM, verifique o mapeamento.
Depois de colar o Nome e o valor TXT, volte para as configurações de Mapeamento de Domínio no CRM e clique em Verificar.
Isso garantirá a propriedade do domínio e, ao adicionar, a conexão será estabelecida após a verificação de segurança e geração do certificado SSL da Zoho. Este certificado será fornecido no prazo de três dias úteis a contar do dia da verificação.
Depois que sua certificação SSL for gerada e a segurança do domínio for verificada, seu domínio personalizado estará ativo e você poderá acessá-lo em Configuração > Detalhes Gerais > da Empresa > Mapeamento de Domínio.

Gerenciar mapeamento de domínio
Além de mapear um novo domínio, você pode desativar ou excluir um domínio verificado da própria página de mapeamento de domínio.
Para desativar ou excluir um domínio,
- Passe o mouse sobre o domínio desejado que você mapeou para um ambiente e clique no ícone de reticências (...).
- Selecione Desativar ou Excluir o domínio, conforme desejado.

Você também pode exibir seu nome e valor TXT a partir das reticências.
Pontos a serem observados
- Disponibilidade da edição: O mapeamento de domínio personalizado está disponível para organizações nas edições Enterprise e Ultimate do CRM. Ele ainda não está disponível para CRMPlus e Zoho One.
Em uma atualização de conta (para CRM Plus ou Zoho One) ou downgrade (Gratuito, Padrão, Professional), todos os domínios personalizados serão desativados e a página de domínio personalizado não poderá ser acessada e, se o usuário atingir a URL de domínio personalizada, eles serão redirecionados para a respectiva URL de domínio padrão (CRM, CRM PLUS ou Zoho One). - Limites: Você pode configurar até três domínios para cada ambiente (CRM, Sandbox e Portais). Apenas um domínio por ambiente pode estar ativo por vez.
- Acesso ao domínio: O Super Admin e os Admins terão acesso tanto ao domínio padrão quanto ao domínio personalizado. Observe que esse privilégio de acesso é aplicável apenas para a configuração de produção ao vivo (CRM) e não é aplicável para a configuração do Sandbox e do portal. Em casos de problemas ou desativação do domínio personalizado, os administradores poderão acessar o domínio padrão para fazer alterações no mapeamento de domínio personalizado. Quando o domínio personalizado for desativado, os usuários da conta da organização obterão automaticamente acesso ao domínio padrão. Quando o domínio personalizado é ativado, os usuários da organização não poderão acessar o domínio padrão, mas apenas o domínio personalizado.
- Quem pode configurar Domínios: A configuração de mapeamento de domínio estará disponível apenas para administradores e superadministradores e isso também apenas no ambiente CRM (produção ao vivo).
- Um domínio mapeado para o ambiente de produção (CRM) também pode ser mapeado com a configuração do portal, mas não com a área restrita. Digamos que temos um domínio "sales.zylker.in" mapeado para o ambiente de Produção (Zoho CRM). Podemos mapear o mesmo domínio para a configuração do portal, mas não para o Sandbox. Isso ocorre porque o ambiente de produção é essencialmente diferente da configuração do banco de testes. Esta é a razão pela qual temos uma diferença no domínio padrão também. Embora a produção e a configuração do portal possam refletir <crm.zoho.com>, o testbed é chamado de <crmsandbox.zoho.com>. A mesma diferenciação também precisa ser estabelecida em domínios personalizados e, portanto, um domínio mapeado para produção e portal também não pode ser mapeado para Sandbox.
- Problemas ou desativação de domínios configurados: Quando o domínio personalizado for desativado, os usuários da conta da organização obterão automaticamente acesso ao domínio padrão. Isso não afetará a rotina diária.
Solução de problemas no mapeamento de domínio

1. Não é possível ativar mais de um domínio no mesmo ambiente.
Em um determinado momento, mesmo que você tenha três domínios mapeados para um ambiente, você pode ter apenas um deles ativo.

2. Nome de domínio dado parece ser inválido
Se o domínio escolhido não seguir a estrutura de URL recomendada ou se esse subdomínio/domínio não estiver apontado para o host de destino ou ativo, você poderá obter esse erro durante o estágio de mapeamento. Por favor, certifique-se, você adicionou o sub-domínio no registro DNS antes de entrar aqui. Clique aqui para saber como mapear domínios.
Além disso, as alterações após adicionar/atualizar as entradas (adicionando registro CName ou atualizando registro existente) na página de gerenciamento de DNS geralmente levam alguns minutos para que o domínio seja propagado pelos servidores (com base em provedores de DNS). Até lá, um erro de que o nome de domínio como inválido será exibido, porque a partir do final do aplicativo, não temos a retenção para validar que o domínio está sendo propagado. Por favor, considere este tempo de espera conforme necessário.

3. Domínio já mapeado para outra conta do Zoho CRM:
Uma URL de CRM é uma cadeia de caracteres exclusiva. Um subdomínio pode ser mapeado apenas com uma organização do CRM. Você receberá esse erro se estiver tentando usar o mesmo subdomínio para uma organização CRM diferente.

4. Falha na verificação de segurança:
Se o registro TXT não for adicionado, o domínio não será ativado após a execução do agendador e, como resultado, o domínio será marcado como falha na verificação de segurança. Você precisa excluir e remapear o domínio.
Você pode exibir o valor do registro TXT clicando no ícone de reticências no respectivo ambiente. 